8.5.13

NOGUEIRENSE MORRE EM EXPLOSÃO EM COSMÓPOLIS

Luiz Fernando de Freitas faleceu hoje aos 23 anos de idade

 
Uma explosão na empresa VLC em Cosmópolis na manhã de hoje, quarta-feira (8), levou a óbito o nogueirense Luiz Fernando de Freitas. Segundo informações prestadas pela Polícia Militar, o nogueirense estava na empresa quando um cilindro explodiu.
Além de Luiz Fernando, a explosão também vitimou o limeirense Marcelo Mendonça Cassiavilani, de 26 anos de idade, que também morreu no local. Outros três funcionários tiveram escoriações e foram encaminhados para o Pronto-Socorro de Cosmópolis e liberados em seguida.
Luiz Fernando completou 23 anos de idade no mês passado e trabalhava na empresa como ajudante geral. A equipe do Portal Nogueirense foi até a empresa, mas nenhum responsável se pronunciou a respeito do ocorrido.
O Corpo de Bombeiros de Paulínia e a Perícia Técnica da Polícia Civil de Americana compareceram no local. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Americana.
Em breve mais informações sobre o sepultamento.
 
 
Fonte: NOGUEIRENSE

POLÍCIA CIENTÍFICA DEVE FAZER NOVA PERÍCIA EM EMPRESA DE COSMÓPOLIS ONDE HOUVE EXPLOSÃO

http://globotv.globo.com/eptv-sp/jornal-da-eptv-2a-edicao-campinaspiracicaba/v/policia-cientifica-deve-fazer-nova-pericia-em-empresa-de-cosmopolis-onde-houve-explosao/2562489/

EXPLOSÃO DE GÁS MATA DOIS HOMENS EM COSMÓPOLIS

Foto: Gustavo Tilio/Especial para AAN
Após explosão, cilindro de gás voou e fez rombo no chão de escola
 
Dois homens morreram e três ficaram feridos após a explosão de um cilindro de gás, em uma caldeiraria no Jardim das Andorinhas, área industrial de Cosmópolis, nesta quarta-feira (8). As vítimas fatais são o operador de máquinas Luiz Fernando de Freitas, 23 anos, e o programador Marcelo Mendonça, 25 anos, que faziam manutenção em uma máquina da VLC Sistemas de Filtração e Sedimentação, quando ocorreu o acidente. Não houve incêndio, mas paredes internas ficaram danificadas e a empresa foi interditada pela Defesa Civil.

Segundo o delegado da cidade, Fernando Periolo, a máquina de corte de aço usa três tipos de gases para funcionar, que são nitrogênio, acetileno e oxigênio. Ainda não se sabe qual dos cilindros explodiu e se o defeito foi nele ou na máquina. Não houve troca de cilindro e a empresa nega que tenha ocorrido vazamento. "Fato é que o equipamento não funcionava desde a noite anterior, precisava de manutenção e eles foram concertar" , diz. "Mas um dos proprietários garantiu que ambos funcionários eram bem capacitados, trabalhavam lá a cerca de 2 anos diretamente com esta máquina, que é complexa, nova e cara."

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros de Paulínia, que atendeu a ocorrência, a máquina ficava em uma espécie de corredor e o impacto da explosão lançou os corpos e destruiu as paredes de concreto. Os mortos ficaram dilacerados e soterrados. Os outros três funcionários estavam do outro lado da parede e sofreram cortes superficiais, causados pelos destroços, e foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Cosmópolis, medicados e liberados no início da tarde. "A área mais confinada minimizou o acidente" , fala. "Se o ambiente fosse aberto, com mais funcionários, certamente o estrago seria maior."

O caldeireiro Edson Luís Costa, 45 anos, conta que cerca de 40 pessoas trabalhavam no momento da explosão e que sentiu o impacto. "Eu estava há 20 metros e senti aquele ar gelado", comenta. "Ninguém sabe porquê explodiu, mas certamente foi uma fatalidade. Trabalho aqui há 10 anos e a empresa é boa na parte de segurança." A VLC, que atua nos ramos de mineração. Siderurgia, açúcar, etanol, energia, saneamento, entre outros, foi procurada, mas nenhum responsável quis comentar o caso no local do acidente. A reportagem ainda tentou entrar em contato por telefone, mas não recebeu retorno.
Investigação

A Polícia Civil já instaurou inquérito de homicídio culposo, sem intenção de matar, para investigar as circunstâncias do acidente. A perícia esteve no local, mas, segundo o delegado, será necessário um laudo do núcleo de engenharia do Instituto de Criminalística (IC), que deveria ocorrer até a manhã desta quinta-feira (9). "Se for constatado um defeito no cilindro, a empresa fabricante também será acionada" , informa. A Defesa Civil de Cosmópolis também aguarda perícias do engenheiro da Prefeitura e da empresa para liberar a retomada das atividades na VLC.
Susto na escola
Parte do cilindro que explodiu na caldeiraria VLC voou por cerca de 150 metros, por cima da escola municipal infantil Professora Odília Amaral Botther e abriu um buraco na calçada em frente ao pontão de entrada. Segundo vizinhos, as crianças correram assustadas e algumas chegaram a pular o alambrado, na tentativa de fugir.

O casal de autônomos Luciano Souza, 49 anos e Maria Emília de Lima, 49 anos, contam que ouviram a explosão e saíram na rua para ver o que havia ocorrido. "Tinha criança no pátio, no intervalo e dizem que até o prato de comida pulou da mesa" , conta Maria. "As professoras pediam para não entrarem em pânico." Souza ligou para a ambulância para avisar do acidente. "O barulho foi alto e subiu muito pó branco" , lembra. "Dava para imaginar que havia feridos lá dentro."

O estudante Felipe Rodrigo da Silva, 11 anos, afirma que duas portas de sala de aula racharam. "Eu estava bebendo água e tomei um susto tão grande que quase engasguei" , diz. "As meninas começaram a chorar e todos correram para fora."

As aulas foram suspensas e o órgão aguardava uma posição da Defesa Civil por escrito, garantindo que não há riscos para alunos e funcionários, para retomar as aulas.
 
Fonte: RAC

2 MORREM NA EXPLOSÃO DE UMA FÁBRICA EM COSMÓPOLIS

 

EXPLOSÃO NUMA INDÚSTRIA DE COSMÓPOLIS DEIXA DOIS MORTOS E QUATRO FERIDOS

 
OUÇA ESTA NOTÍCIA
 
Uma explosão na VLC Comércio e Indústria, que fica em Cosmópolis, região metropolitana de Campinas, causou a morte de pelo menos duas pessoas e deixou outras quatro feridas. O acidente foi registrado nesta quarta-feira, por volta das 11 horas, num maquinário da empresa. As primeiras informações indicam que a explosão foi apenas numa ala, mas no período em que a empresa estava em pleno funcionamento.
A assessoria da VCL ainda não detectou as causas da explosão, e durante toda a manhã auxiliou os bombeiros, guardas municipais e PMs no socorro das vítimas.
Os quatro funcionários feridos foram levados ao hospital da cidade. O caso deles inspira cuidados e num boletim sobre eles deve ser dado, à tarde, pela assessoria do Hospital Municipal de Cosmópolis.
Peritos da Polícia Civil se dirigiram à fábrica, que está localizada na Vila Industrial. Eles procuram pistas sobre o acidente. A reportagem da CBN acompanha o caso e trará mais detalhes.
A VLC trabalha fornece equipamentos para mineração, siderurgia, papel e celulose e para indústria química.
Fonte: CBN Campinas

3.5.13

COMISSÃO DA VERDADE DECIDE PELA EXUMAÇÃO DO CORPO DE JOÃO GOULART

A Comissão de Mortos e Desaparecidos já realizou um levantamento para rastrear os laboratórios capazes de fazer a melhor análise toxicológica do material que será colhido do corpo do ex-presidente. Esse resultado não foi informado pela Comissão. A expectativa é de que os componentes químicos utilizados num suposto envenenamento de Jango tenham se depositado nos ossos do ex-presidente, o que seria possível detectar com a tecnologia atual
Fonte: O GLOBO

Arquivo do blog

Quem sou eu

Cosmópolis, São Paulo, Brazil
ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL - AQUARIUS - COSMÓPOLIS CNPJ-52.351.079/0001-07